Gerando valor, de verdade, com Scrum na gestão de projetos

O Scrum, assim como muitas outras técnicas, metodologias e frameworks, devem ser aplicados com o objetivo claro de gerar valor para o cliente,

Gabriel Chantre

1/7/20243 min ler

men playing football
men playing football

A gestão de projetos é uma área essencial para o sucesso de qualquer organização. É através dela que as metas e objetivos são definidos, os recursos são alocados e o trabalho é coordenado para alcançar os resultados desejados. No entanto, muitas vezes, as empresas enfrentam desafios na gestão de projetos, como a falta de visibilidade, retrabalhos, atrasos e custos elevados.

Desenvolvido na área de desenvolvimento de software, o Scrum é um framework ágil que permite a entrega de valor de forma rápida e contínua. Hoje o Scrum é aplicado em quase todos os segmentos de gestão de projetos no mundo.

Ok, até aqui já sabemos... Mas como o Scrum pode gerar valor de verdade na gestão dos projetos? Vamos iniciar pelos não óbvios:

  1. Definindo Prioridades Claras: A Empresa e o Product Owner devem ter uma visão clara do que traz o maior valor para o negócio e priorizar o Backlog do Produto de acordo, sem perder o foco ou visões turvas dos objetivos da Empresa

  2. Sprints Focadas: Concentrando o time em tarefas essenciais durante os sprints, a equipe evita distrações e se concentra na entrega de resultados de qualidade, como acordado na Planning

  3. Feedback Contínuo: As reuniões de Review e Retrospectiva permitem a incorporação de feedback rápido e assertivo para a evolução do time, garantindo que o time e o produto estejam alinhados com as necessidades do mercado

  4. Adaptabilidade e Melhoria Contínua: O Scrum promove a adaptação a mudanças e a melhoria constante dos processos, produtos e da própria equipe, mas isso precisa ocorrer de fato. Os temas e planos de ação tratados nas retrospectivas devem ser executados ou continuarão cometendo os mesmos desperdícios

O Scrum não é uma solução mágica; ele vem com seus desafios como:

  • A resistência à mudança

  • A comunicação inadequada

  • A falta de comprometimento

Para superar esses obstáculos, é vital garantir o envolvimento e o comprometimento de toda a equipe, além de proporcionar uma comunicação clara e eficaz.

Maior visibilidade e controle

Uma das principais vantagens do Scrum é a maior visibilidade e controle sobre o projeto. Através das reuniões diárias (Daily) a equipe tem a oportunidade de compartilhar o progresso, identificar obstáculos e ajustar o plano de ação. Utilize este tempo sabiamente, focando exatamente no objetivo da Sprint. Isso permite que os gestores tenham uma visão clara do andamento do projeto e pssíveis impactos, tomando decisões mais assertivas.

Além disso, o Scrum utiliza o conceito de Sprint, que é um período de tempo fixo em que as atividades são realizadas. Verifique qual período é mais compatível com o tipo de produto, serviço ou público.

Maior colaboração e engajamento da equipe

O Scrum promove uma maior colaboração e engajamento da equipe. Ao invés de um modelo hierárquico, em que as decisões são tomadas apenas pelos gestores, incentiva a participação ativa de todos os membros da equipe. Incentive o time a participar ativamente, crie um ambiente que todos tenham uma visão clara dos valores esperados e qual contribuição ele terá neste valor.

Entrega de valor contínuamente

Uma das principais características do Scrum é a entrega de valor contínuamente. Ao invés de esperar até o final do projeto para entregar os resultados, promove a entrega de incrementos funcionais a cada Sprint. Essa entrega permite que o cliente tenha acesso aos resultados mais cedo e possa fazer ajustes e melhorias ao longo do processo.

O Scrum incentiva a priorização do backlog de forma colaborativa, as atividades devem ser ordenadas de acordo com o valor que trazem para o cliente, o que permite que os gestores foquem nas funcionalidades mais importantes e estratégicas de forma rápida.

Flexibilidade e adaptabilidade consciente

O Scrum se destaca pela sua flexibilidade e adaptabilidade, que, ao invés de um plano rígido e inflexível, utiliza o conceito de backlog, que é uma lista de atividades a serem realizadas. Essa lista é constantemente revisada, ajustada e repriorizada de acordo com as necessidades do projeto.

Essa flexibilidade precisa ter como base a visão estratégica do produto ou serviço, para que não desfoque o time em atividades que não vão gerar valor real para a Empresa.

Não deixe que o importante vire urgente, priorize e revise regularmente as histórias para que as mudanças sejam realmente Imprescindíveis.

Isonomia dos papeis

É impressindível que os papeis do Scrum (Scrum Master, Product Owner e Time de Desenvolvimento) tenham suas atividades e responsabilidades claras e que a gestão da Empresa assegure a isonomia destes papeis. É muito importante que não tenhamos interferências entre os papeis com uma "hierarquização", mas tenhamos colaboração e sinergia. O Scrum, assim como toda a agilidade, precisam que todos tenham suas responsábilidades e empoderamentos para que o fluxo de entrega de valor seja contínuo e fluido ou não será sustentável.